Você vai precisar de:
- Um corte de tricoline medindo 30 X 84 cm;
- Linha para costura na cor do tecido;
- Tesoura;
- Alfinetes e
- Máquina de costura.
Como fazer?
O tricoline é um tecido de fibra natural e tem a tendência de se expandir quando molhado e de encolher quando seco. Para evitar problemas com a peça depois da primeira lavagem, o ideal é fazer o "pré-encolhimento" do tecido.
Para isso, no caso da fronha, o ideal é mergulhar o tecido em água (só água mesmo e em temperatura ambiente) e deixar secar naturalmente.
Depois que o tecido estiver seco, corte-o na medida indicada acima e em uma das extremidades passe a máquina overlock ou o ponto zig-zag e, na outra, faça uma bainha, conforme fotos:
![]() |
Bainha |
![]() |
Overlock |
Na sequência, dobre o tecido até chegar na marcação dos 11 (onze) centímetros, conforme imagem abaixo:
Agora dobre a aba onde foram medidos aqueles 11 (onze) centímetros sobre o tecido dobrado anteriormente e passe uma costura comum nas laterais, conforme indicam as linhas vermelhas. Por último, dê acabamento na peça com a overlock ou zig-zag, de acordo com as linhas verdes.
Agora é só desvirar a fronha e pronto!! Olha só como fica o acabamento interno da fronha:
E aqui as fronhas nas naninhas!!
Para fazer as naninhas (o travesseiro) eu utilizei um corte de tricoline branco medindo 28 X 70 cm e 100 gr. de espuma, aproximadamente.
Ajustando as medidas para uma fronha comum, você pode personalizar as fronhas das crianças!! A Manu adora ficar agarrada com o seu travesseiro... rsrsrs e ele, apelidado de gostoso, tem algumas "roupinhas"...